segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dia do professor



Nesta caminhada como docente em enfermagem, vem à minha mente a lembrança dos mestres de todas as épocas em minha vida: pessoas extraordinárias que contribuíram imensamente na minha formação profissional. Pessoas que trouxeram a enfermagem para o novo século com extrema dignidade e competência. Pessoas que além de mestres, são amigos, daqueles com se troca idéias, se pede a opinião...Gosto de lembrar destes momentos...são jóias raras. Pequenos detalhes,conselhos,orientações, algumas repreensões...Ninguém corrige o que não ama. Apontar a direção, o rumo, é apenas para quem realmente se importa.


Não é fácil ser professor, afinal somos humanos e como humanos temos aqueles momentos de cansaço, irritação, tristeza e nossas próprias limitações. Não sabemos tudo, como muitos alunos gostariam, mas existe o compromisso de buscarmos juntos o tão almejado conhecimento.


Este compromisso a gente assume e é renovado, quando vê o aluno motivado, fazendo o seu melhor, pesquisando, estudando e crescendo. Há um longo caminho a ser trilhado na enfermagem, sobretudo na mudança de paradigmas e na melhoria da qualidade do ensino, com investimentos na infra-estrutura e na formação de professores.

Mas vale ter um dia, um momento que seja para refletir, parabenizar aos colegas por este dia e agradecer pela paciência e dedicação daqueles que já passaram pela minha vida como mestres e hoje ainda continuam como uma referência da minha práxis.