segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


Não deixe de ler o capítulo 18!!!! A informática no centro cirúrgico

William Malagutti e Isabel Miranda Bonfim lançam livro inédito sobre a enfermagem e as atualidades e perspectivas no ambiente cirúrgico, da Editora Martinari. A obra, composta por 18 capítulos, aborda questões que até então não foram tratadas em outros livros do gênero.
Para o autor, professor universitário e pesquisador, “a literatura existente é fragmentada e trata o centro cirúrgico de forma generalista, sem considerar as particularidades”, disse. Aspectos como transporte do paciente, espaço físico interno e condições de segurança, entre outros, estão presentes.
“Além de realizar uma gama diversificada de procedimentos de menor e maior complexidade; cirurgias complexas, procedimentos invasivos entre outros, serve também como um ambiente de pesquisa face à diversidade de situações cirúrgicas que transitam por seu espaço físico cotidianamente”, afirmou Malagutti.
O autor ressalta ainda que três fatores contribuem para a segurança na atuação da equipe de enfermagem em centros cirúrgicos: os recursos humanos, os recursos físicos e materiais. “È importante, portanto que o profissional que atue no bloco cirúrgico tenha um respaldo teórico de informações pertinentes à sua área de atuação, facilitando assim o seu agir e pensar para uma assertividade nas condutas a serem direcionadas em relação a equipe de trabalho e aos pacientes por eles assistidos”, finalizou.