domingo, 4 de dezembro de 2011

Caminhos de 2011: por onde andei e o que vi e gostei! Coimbra: cidade jovem e acolhedora


Estive em Coimbra e na universidade em setembro devido a evento científico.
Havia me esquecido: como Coimbra é uma cidade encantadora.
Aquele clima da estudantada, a alegria da juventude mesclada com a melancolia do Fado, a história e o povo acolhedor.
Vale comer aquela Chanfana no final da noite regada a muita música e refrigerante, (sinto muito, amantes do vinho)

Caminhos de 2011: por onde andei e o que vi e gostei! Uruguay



Estive na fronteira. Lugar muito especial. Respira-se a tradição,aquela coisa de gaúcho mesmo... quem está fora a muito tempo acaba por esquecer.
Muito interessante esta fronteira de uma avenida de Livramento e Rivera. Boas compras, preços mais ou menos, boa estrutura, pessoas simpáticas!

Caminhos de 2011: por onde andei e o que vi e gostei! Pelotas: a Princesa do Sul!






Este ano tive a oportunidade de voltar a minha cidade natal depois de muitos anos e rever uma parte do patrimônio histórico encantador
Pelotas é uma pequena cidade que embora os dias de glória tenham se passado o charme meio português, meio parisiense se faz sentir nos lugares, nas pessoas.
Estive no Museu da Baronesa que é um passeio imperdível, contando detalhes do que foi aquele passado de nobreza. Senti falta de mais infra estrutura no lugar, tanto para chegar quanto para alimentação (porque não ter uma confeitaria ou casa de chá no local?). Funcionários do museu muito gentis e prestativos. Vi o prato em que princesa Isabel jantou no palacete do Piratini.
Tentei fazer o Tour dos Teatros Guarany e Sete de Abril, este um dos mais antigos quiçá o mais antigo do Brasil e que homenageia a família real brasileira.
Não consegui, pois o telefone não atendia de jeito nenhum.
Pena, assisti muita coisa por lá na infância, assim como no cinema Pelotense que já não existe mais.
Fui no Caxeiral...não fui miss universo,como a queridíssima conterrânea Yolanda Pereira, mas fui miss Boneca 66 neste clube,ehehe...
A secretária do clube também gentilmente nos mostrou as instalações que ainda guardam o charme de outrora.
Sinto falta de Pelotas no circuito de Turismo Nacional,esta cidade vale o investimento a se fazer para renascer e mostrar como era parisiense esta cidade conhecida como a Princesa do Sul. Pelotas é muito mais que a FENADOCE, é a história de um pedaço muito interessante do Rio Grande do Sul e do Brasil.